quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Por que acreditamos... e compramos?



Por falar em cosméticos absurdos veja o seguinte texto retirado do site de Roberto Sabbatini:


"Creme de la Mer, que foi criado pelo cientista da NASA Max Huber, que sofria de queimaduras químicas atrozes, é um exemplo. Recentemente, a prestigiosa empresa americana Estée Lauder comprou a fórmula, depois que Huber morreu. O creme é baseado em uma mistura secreta de vitaminas, minerais e certas algas marítimas colhidas de acordo com o ciclo lunar. A preparação envolve fermentação durante meses, ao som de borbulhas gravadas em fermentações anteriores, e com pulsos periódicos de luz, para “ energizar” o creme (não estou brincando...). Além disso, à receita original foram adicionados malaquita (que de acordo com uma “ cientista” da La Mer, “ atrai a energia do sol” (seja lá o que isso significa...), pedaços de prata e de ouro, para “dar propriedades antibacterianas, e pelo fato dos metais absorverem a luz e transferi-la para o creme, para torna-lo ainda mais potente.”

Seria ridículo, se o creme não custasse 150 dólares para um pote de 57 miligramas*, e não fosse comprado por mulheres do mundo todo, que nesse momento conseguem perder toda a racionalidade em troca de um efeito duvidoso. A lanolina continua sendo parte do creme, e é muito provavelmente ela que confere o efeito, igualzinho ao humilde e baratinho creme Nívea, mas que a credulidade dos compradores pensa ser diferente...


*A foto não ficou muito legal, mas é só clicar em cima para ampliá-la. Na verdade é um "print screen" da página do Morangão dos produtos La Mer. O creminho para a noite de 250ml custa R$2051,00! Que mer...!!

Um comentário:

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