terça-feira, 1 de maio de 2012

A VOLTA DO BOÊMIO




Olá personas

Após um intervalo de quase 2 anos e nove meses resolvi voltar.
Motivos para o sumiço foram vários, mas nada dramático ou digno de nota: a boa e velha falta de tempo, preguiça, mais filhos, trabalho, enfim tudo aquilo que acaba matando 99,9% do que não é convencionalmente  classificado como útil e rentável, pelo menos no meu caso nunca foi.
Muita água rolou sob a ponte da minha vida e da blogosfera. Sobre a minha vida, como já disse, surgiu mais um filhote para a alegria geral da nação, concluí um mestrado, entrei em outra faculdade, mas nada muito louco. No entanto a web ferveu... muito sangue, batom e lágrimas mancharam os monitores.
 As humildes blogueiras de moda e beleza, que vi engatinhando comigo, viraram monstros sagrados, ditadoras de dogmas quase religiosos (boca tudo olho nada, penso logo só uso MAC...) e fundadoras de movimentos quase sociais (pulserismo, colarismo, colour blockinguismo...) graças a milhares de acessos e jabás milionários, virando "it girls". A coisa alcançou status de trabalho e motivo de dedicação exclusiva, tanto entre pobrinhas quanto entre riquinhas. Mas logo em seguida surgiu um contra-movimento em matérias jornalísticas e blogs contestando toda esta pretensa sabedoria, tendo como exemplo maior o site da Blogueira Shame. E neste mesmo momento instalou-se o apogeu das redes sociais Twitter e Facebook, colaborando para uma crescente e maciça difusão desses conteúdos, tanto para o bem quanto para o mal.  Além das críticas, pipocaram brigas entre as mais famosas, formação de quadrilhas grupos para vendas on-line, perfis fakes ridicularizando os erros de escrita e desespero por fama.
E finalmente com a inclusão digital  do planeta Terra e arredores, a postura  "blogueira fashion" virou uma praga, com milhares de  pessoas postando looks, dicas malucas, sorteios inusitados, exposição desmedida ... enfim, foi tocada a sétima trombeta do Apocalipse, ou seja, a coisa vai acabar ou vai ter que melhorar muito para manter-se.
No entanto sempre existiram muitos blogs de beleza honestos, como um bom prato de arroz e feijão ( e não como cup cakes de gordura trans e cor fúscia ), uma conversa de  amiga para amiga. E é esta a proposta do Fútil mas Útil. Não acredito no fim dos bloguinhos simples, escritos de forma sincera e correta por pessoas que preferem morrer a ter o rosto estampado em algum vídeo tutorial de "faça feio você mesmo".Assim como também não acredito no fim dos blogs das meninas super poderosas, afinal cada um cumpre um objetivo e atende a um determinado público.


"Viva a alegria

E viva o prazer

De estar gostando de viver
Viva a maravilha 
Que somos eu e tu
E viva o rabo do tatu"
Viva - Kleiton e Kledir



2 comentários:

  1. I would name your blog the dreamland! While Santa knocks at our door just once per year, you blog is open the whole year – wow!I enjoy what you've got right here, adore what you're stating and the way you say it.
    http://www.discountchristianlouboutinblog.co.uk
    http://www.redbottomsoleshoes-e.com

    ResponderExcluir