quarta-feira, 8 de julho de 2009

Livros de Moda e Culinária


Nem só de produtinhos de beleza vive uma mulher! Assim resolvi postar algumas diquinhas de livros interessantes.

Rainha da Moda de Caroline Weber : É uma biografia da rainha Maria Antonieta da França, só que vista de um ângulo bem interesante, sob o ponto de vista da moda. Mostra como eram os hábitos e costumes da época, principalmente na corte francesa.Como as regras de vestuário e etiqueta eram rígidas e como ela foi transgressora e a frente de seu tempo, contrariando a imagem que geralmente temos de uma mulher completamente alienada. Também revela como foi moldada a vida desta menina austríaca que foi mandada para a França com 14 anos para se casar com um total desconhecido. Ahhh... é mentira a célebre frase que ela supostamente teria respondio a um interlocutor que lhe falava que o povo não tinha pão para comer: "- Então que comam brioches". Livro muito bem escrito, linguagem bem fácil e diversão garantida.

Revolução na Cozinha de Jamie Oliver: Todo mundo que assiste ao canal GNT já deve ter cruzado olhares com este chef inglês meio maluquinho e de língua presa. Os programas dele são bem divertidos e fogem ao estilo entediante brasileiro (Ofélia/Ana Maria Braga) de programas culinários. Este é o último livro do rapaz e mostra uma preocupação com a qualidade da dieta, principalmente dos britânicos, e alerta para a epidemia mundial de obesidade. Com este livro ele propõe que as pessoas aprendam a cozinhar e descubram o prazer de refeições caseiras. O lema é :Qualquer um pode aprender a cozinhar. Fiquei feliz, pois sou uma negação na cozinha, e constatei que minhas amigas e todo mundo que conheço também é. Acho que o fim dos almoços de domingo, em família, está próximo. Ninguém com menos de 35 anos sabe cozinhar nada!Então resolvi investir na culinária. O livro é lindo, tem fotos maravilhosas, e as receitas são de coisas bem triviais , só falta a coragem para começar. O defeito do livro é , assim com de todos os livros de culinária estrangeiros, é a discrepância entre os ingredientes deles e os nosssos. Por exemplo tem uma sessão de receitas indianas onde ele sugere uma marca de pasta de curry (?). F... geral, pois a coisa simplesmente não existe por aqui (pode até existir nestes empórios de importados caríssimos, o que não conta). Eles tb tem um apego muito grande com especiarias, alho porró, salsão...coisas que nós cozinheiras de macarrão de final de semana simplesmente desconhecemos. e que atire a primeira pedra aquela que chega na sessão de folhas e sabe distinguir perfeitamente : rúcula, chicória, almeirão, agrião e espinafre (nem as caixas dos supermercados sabem). Agora se nem isto der certo, o jeito é apelar o cursinho do SENAC.

Obs: O item abaixo não tem nada de cultural, mas comprei no mesmo dia dos livros, então vai no mesmo balaio.

Porta Bolsas da Le Postiche: Já tinha visto este acessório em algumas lojas, mas sempre com preços mais caros que a minhas bolsas. Encontrei este, bem fofinho, por R$ 14,00 na Le Postiche. Tem em formato de bolsinhas e bichinhos. Dá para fazer um charme e bancar a phyna na hora de sentar-se á mesa em bares e restaurantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário